sábado, 30 de abril de 2011

Pista não é mais protagonista, e australianos lideram em SP

ANDREI SPINASSÉ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Penske fez dobradinha no primeiro treino livre da segunda edição da São Paulo Indy 300 no circuito do Anhembi. Ryan Briscoe liderou a sessão na manhã deste sábado, com 1min25s107, e superou seu companheiro Will Power, que ficou apenas 34 milésimos atrás do compatriota australiano.

Barrichello visita Kanaan no circuito da Indy em São Paulo
Cartaz com críticas a Castro Neves é posto em carro da Indy
Cautelosos, pilotos da Indy aprovam etapa em Porto Alegre
Confira as fotos do 1º treino livre
Confira fotos e informações da Indy

Evaristo Sa/France Presse
Hélio Castro Neves foi o quarto colocado no primeiro treino livre da Indy SP
O brasileiro Hélio Castro Neves, da Penske, foi o quarto colocado no primeiro treino livre da Indy SP

O tempo de Briscoe foi mais de dois segundos melhor do que o mais baixo de 2010, que havia sido de 1min27s503. Como os carros são praticamente os mesmos, foi a pista que melhorou de um ano para outro.

Ryan Hunter-Reay, norte-americano da Andretti, impediu uma trinca da Penske e colocou-se na terceira posição. Alvo de muitas críticas nas últimas semanas por erros que cometeu nas três primeiras etapas, o brasileiro Hélio Castro Neves, quarto colocado, também da Penske, terminou a 0s124 de Briscoe.

Bem diferente do treino inicial da etapa paulistana de 2010, em que o concreto do sambódromo estava extremamente escorregadio, a sessão livre desta manhã teve poucos incidentes e a pista não foi mais protagonista. Há, sim, ondulações, mas menos do que no ano passado. Uma parte crítica é emenda do término do trecho concretado e do início do asfaltado, onde há um "salto".

A primeira meia hora de treinos foi destinada aos pilotos novatos e aos que estão fora das dez primeiras posições no campeonato. Voltas de reconhecimento da pista foram feitas logo nos primeiros minutos, sem tempos significativos.

Castro Neves, por ser o 14º na tabela, disputou essa primeira parte e rapidamente assumiu a liderança. Com pouco mais de 15 minutos de sessão, o brasileiro baixou o melhor tempo do ano passado. O piloto da Penske, porém, foi superado por Hunter-Reay, que encerrou os primeiros 30 minutos na frente, com 1min26s071.

A segunda parte do treino, em que os dez primeiros juntaram-se aos outros 16, foi paralisada após alguns minutos de realização, pois o carro da suíça Simona de Silvestro ficou pelo caminho.

Power e Hunter-Reay passaram a se revezar na liderança, mas Briscoe apareceu bem nos instantes finais e assumiu definitivamente a ponta.

Tony Kanaan foi o oitavo colocado (1min25s610); Raphael Matos, o 11º (1min25s749); Vitor Meira, o 23º (1min26s535); Bia Figueiredo, a 25ª (1min27s848).

O próximo treino livre terá início às 12h. A sessão classificatória começará às 15h.

Fonte: Jornal A Folha de SP (30.04.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário